Nossa História
A história da Estância 3M começa em 1969, numa área de 2.160 hectares - em Marilândia do Sul, no Norte do Paraná. Serafim Meneghel, vindo de uma família de empresários rurais, sempre teve fascínio pela pecuária e quis, nesta nova fazenda, desenvolver trabalhos com o gado de corte, precisamente com as Raça Limousin e Nelore.

Em 1975, numa iniciativa inovadora procurou junto à ABS (American British Semen), sêmens de várias raças européias para testes de cruzamento industrial.

Depois de uma série de experiências, concluiu ser a raça Limousin a que melhor correspondia às suas expectativas. Cruzado com o Nelore, o Limousin reduziu à metade o tempo para abate. A rusticidade, precocidade e rendimento de carcaça foram outras das características do Limousin que mais chamaram a atenção do criador.

Quando Luiz Meneghel Neto passou a trabalhar diretamente com Serafim Meneghel, em 1978, um novo salto se deu nas atividades do criatório. Luiz queria o gado puro trabalhando em regime de monta natural, não apenas em inseminações artificiais. Em 84, conseguiram comprar os primeiros exemplares puros de Limousin - 10 fêmeas e 4 machos - do governo do Rio Grande de Norte.

A primeira experiência em feiras aconteceu em 1985, na Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina, quando seis animais POs foram mostrados ao público. Em 89, a Estância 3M promoveu o primeiro leilão da raça Limousin no Paraná, ofertando 23 animais puros. A partir daí, começava uma nova era do Limousin no Brasil.

Atualmente, a Estância 3M é conhecida mundialmente pelos avanços genéticos que realiza com as raças Limousin e Nelore, e principalmente, pelos altos índices de produtividade que obtém no cruzamento industrial.